CARATERIZAÇÃO
A Unidade de Cuidados na Comunidade de Mangualde encontra-se integrada no Centro de Saúde de Mangualde, NUT III do ACes Dão Lafões.
Iniciou a sua atividade a dezassete de julho de dois mil e quinze, assumindo-se como um elemento ativo, estimulador e concretizador de projetos que contribuam para a melhoria do estado de saúde e consequente bem estar da população do concelho de Mangualde.~
O logotipo da UCC simboliza a essência do cuidar ao individuo família e comunidade.
O primeiro elo do logotipo abrange todos os projetos da Unidade vocacionados para a promoção da saúde e prevenção da doença aos seus três níveis.
O segundo elo simboliza o abraçar no sentido do cuidar por parte de todos os profissionais que integram a unidade.
O Elo central pretende representar toda a comunidade da área de abrangência da Unidade.
A UCC presta cuidados de saúde e apoio psicológico e social de âmbito domiciliário e comunitário, especialmente às pessoas, famílias e grupos mais vulneráveis, em situação de maior risco ou dependência física e funcional ou doença que requeira acompanhamento próximo. Atua na educação para a saúde, na integração em redes de apoio à família e na implementação de unidades móveis de intervenção. A equipa da UCC é composta por enfermeiros, assistentes sociais, médicos, psicólogos, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas da fala e outros profissionais.
O ACES participa através da UCC na Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados, integrado a equipa coordenadora local. É responsabilidade da UCC constituir a Equipa de Cuidados Continuados Integrados, prevista no Decreto-Lei n.º 101/2006, de 6 de junho.
A UCC dispõe de uma Equipa de Cuidados Continuados Integrados (ECCI), da Rede Nacional
de Cuidados Continuados Integrados, com uma ocupação de 8 Vagas domiciliárias, e que direcionam a sua
intervenção interdisciplinar às pessoas em situação de dependência funcional, doença
terminal, ou em processo de convalescença, com rede de suporte social, cuja situação não
requer internamento.
O ACES participa através da UCC na Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados, integrado a equipa coordenadora local. É responsabilidade da UCC constituir a Equipa de Cuidados Continuados Integrados, prevista no Decreto-Lei n.º 101/2006, de 6 de junho.
Missão
A UCC tem por missão contribuir para a melhoria do estado de saúde da população da sua área geográfica de intervenção, visando a obtenção de ganhos em saúde contribuindo assim, de um modo direto para cumprimento da missão do ACeS .
Esta prestação de cuidados de saúde de proximidade, apoio psicológico e social, de âmbito domiciliário e comunitário, especialmente às pessoas e famílias e grupos mais vulneráveis, em situação de maior risco e dependência física e funcional, ou doença crónica que requeira acompanhamento próximo. Atuando ainda, na educação para a saúde, na integração de redes de apoio à família e n implementação de unidades móveis de intervenção. Atua em indivíduos, famílias e grupos mais vulneráveis, com princípios assentes nos Padrões de Qualidade Técnico-Científica.
Visão
A UCC pretende assegurar respostas integradas, articuladas, diferenciadas, de grande proximidade às necessidades em cuidados de saúde da população de Mangualde, contribuindo para a melhoria do acesso e igualdade aos cuidados de saúde.
Valores
Respeito pela individualidade dos utentes;
Cooperação, de todos os elementos da equipa, afim de concretizar os objetivos da acessibilidade, globalização e do da continuidade dos cuidados de saúde;
Salvaguardar os direitos da pessoa e da promoção da sua autonomia, através do reconhecimento de que, cada utente é responsável pela sua saúde individual, logo é responsável pelo seu próprio projeto de saúde;
Autonomia, baseada na auto-organização funcional e técnica, afim do cumprimento do plano de ação;
Proteção dos direitos do utente e a promoção da sua autonomia;
Organização dos serviços em função das necessidades da população abrangente, assegurando a continuidade de cuidados;
Elaborar parcerias com estruturas na comunidade loca/ autarquias, segurança social, instituições privadas de solidariedade social, entre outras,
Cooperar e articular com outras unidades funcionais;
Incentivar parcerias com estruturas da comunidade local;
Promover a solidariedade e trabalho em equipa.
Coordenador
Enfermeiro Fernando Júlio Bernardino Pinto
Conselho Técnico
Enfermeira Madalena Fátima Silva
Enfermeiro André Morgado Monteiro
Caraterização Geral do Concelho
O concelho de Mangualde pertence ao Distrito de Viseu e à NUT III, Dão-Lafões. Com uma área aproximada de 219,2 km² e 19880 habitantes (2011), segundo a lei número 11 de 28 de janeiro de 2013, divide-se nas seguintes freguesias:
- Abrunhosa-a-Velha;
- Alcafache;
- Cunha Baixa;
- Espinho;
- Fornos de Maceira Dão;
- Freixiosa;
- Quintela de Azurara;
- São João da Fresta;
- União de Freguesias de Mangualde;
- Mesquitela e Cunha Alta;
- União das Freguesias de Moimenta de Maceira Dão e Lobelhe do Mato;
- União das Freguesias de Santiago de Cassurães e Póvoa de Cervães;
- União das Freguesias de Tavares ( Chãs, Várzea e Travanca).
População Inscrita
A UCC Mangualde visa contribuir na melhoria em saúde na população inscrita, num total de 18.478 utentes, verificando-se um aumento de utentes inscritos principalmente na União de freguesias de Mangualde, Mesquitela e Cunha Baixa.
Verifica-se na população um aumento da dependência de idosos (48,12%), que se traduz na relação entre a população idosa e a população ativa definida entre os utentes acima dos 65 e mais anos.